EMEF 13 DE MAIO
PROFESSORA: Angélica do Amaral Silva ALUNOS: 5º ANO ( 4º SERIE)
MOMENTOS
Uma vida é feita de episódios....momentos!
Bons....maus....assim/assim....são pequenas pecinhas que se encaixam num todo e que formam o caminho a trilhar pela vida fora.
INTRODUÇÃO
Criado pela professora Angélica na disciplina de português com as turmas do 5º ano 4º serie, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela leitura e tornar-los leitores melhorando a produção textual e produtores de seus grandes textos.
JUSTIFICATIVA
Nas unidades escolares, tanto na rede privada, municipal ou estadual existe uma dificuldade de incentivar os alunos a escrever bem como realizar leituras dos textos produzidos.
Para os alunos apenas os textos em sala de aula não se tornam tão atrativos, portanto essa é uma forma que encontrei de incentivá-los a estarem produzindo o livro.
O meu desafio foi criar uma situação em sala que permitisse os alunos a uma diversidade e principalmente que se pense em como trabalhar os diferentes tipos de textos existentes na sociedade e até na sala de aula.
OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver no aluno o gosto pela produção de texto;
Dar condições adequadas para um crescimento do aluno em suas produções;
Entender a linguagem como algo significativo à medida que é empregada enquanto pratica social.
ESPECÍFICOS
Aperfeiçoar-se enquanto a produção de texto em geral;
Compreender que aprendizagem da língua “padrão culta” na series iniciais do ensino fundamental se dá principalmente pelo uso social da linguagem em situações diversas de práticas sociais;
Ser capaz de proceder autocorreção de texto;
TURMAS QUE PARTICIPARÃO DO PROJETO
5º ano C- 20 alunos: professora Angélica do Amaral Silva.
5º ano D - 20 alunos: professora Angélica do Amaral Silva
DURAÇÃO DO PROJETO
Este projeto tem a duração de abril a agosto de 2010 tendo um resultado expressivo durante a realização.
METODOLOGIA
Trabalhar inicialmente com temas mais simples e relacionados com o cotidiano dos alunos para que o mesmo não sinta dificuldades sobre esse ou aquele assunto.
Ler vários autores para que os mesmos se aprofundem mais para a fundamentação do texto produzido.
Coloquei na lousa os passos de como gostaria que eles produzissem o livro, expliquei cada passo para que os alunos pudessem entendem melhor;
CAPA CONTRA - CAPA SUMARIO DEDICATORIA CAPITULOS...
E assim por diante expliquei que na capa vai nome do livro...
Então pedi para eles estarem produzindo em casa e trazendo uma vez na semana para estarem sanando as dúvidas e acompanhando a produção de cada um.
RECURSOS
Os recursos provavelmente serão os mesmos usados na sala de aula além dos recursos de multimídia.
CONCLUSÃO
Com o envolvimento dos alunos o resultado será muito gratificante. Este projeto será nada mais que um passo dado pelo próprio aluno estimulando - os na sala de aula e nas produções textuais.
AVALIAÇÃO
A avaliação é constante, levando em consideração os rascunhos apresentados pelos alunos em cada etapa do projeto.
O envolvimento de cada um a alegria em cada olhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário