Plano de aula Língua Portuguesa- 5º ano
Eixos norteadores: Prática de leitura, oralidade, análise Lingüística, e produção de texto.
Objetivo: Desenvolver o gosto e o hábito da leitura através das tics.
Competências: Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, utilizando os recursos tecnológicos.
Habilidades:
- Utilizar a linguagem oral em situações que exijam: preparação prévia; maior grau de formalidade; manutenção do ponto de vista ao longo da fala; procedimentos de negociação de acordos.
-Expressar-se oralmente de forma clara e ordenada, adequando a linguagem à situação comunicativa e intencionalidade.
-Compreender a leitura buscando informações, significados das palavras no texto, deduzindo a partir do contexto e/ou consultando dicionário e internet.
Conteúdos: Conto – características, interpretação, intertextualidades e pontuação. (leitura oral pelos alunos)
Explicação do professor sobre estilo do autor
1º Leitura do “A formiga e a cigarra”
2º Ir ao link– e pedir leitura por alguns alunos
Releitura do conto “A cigarra e a formiga” individualmente.
Após realização da atividade:
Metodologia:- Leitura oral e individual dos textos apresentados na aula;
- produção de texto;
- correção de textos com os alunos;
- Exposição dos textos em murais e ou publicações.
Recursos:Papel pardo, computador, internet, Xerox e folha sulfite
Avaliação:- Atividade de produção textual
- debate
- atividade de interpretação da crônica “Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar”
Referências bibliográficas:
Porto Submerso – Pedro Tierra
A porta- Célio Pedreira
Scliar, Moacyr, 1937-
Mais Dois Trabalhos
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário